PeSC-Saúde: pescadores artesanais recebem atendimento de saúde em ação da Secretaria da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina
Pescadores artesanais de Florianópolis receberam atendimento médico em uma ação conjunta realizada pelo Governo do Estado, Prefeitura de Florianópolis Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federação dos Pescadores de Santa Catarina (FEPESC). O objetivo da iniciativa foi garantir o acesso a serviços de saúde para esses profissionais da pesca. A ação chamada de PeSC-Saúde, aconteceu na comunidade da Barra da Lagoa em Florianópolis no último final de semana. Foi um projeto piloto para replicar os mesmos atendimentos para pescadores de outras regiões.
Os atendimentos foram feitos no Conselho Comunitário da Barra da Lagoa. Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade e realizaram consultas e exames em dermatologia, oftalmologia, análises clínicas em exames de sangue, glicemia capilar, além de participarem de ações de educação para saúde.
A ação foi bem recebida pela comunidade, que destacou a importância de ter esses serviços disponíveis localmente e de forma gratuita. O atendimento aos pescadores envolveu cerca de 20 pessoas entre estudantes dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Medicina, Odontologia e docentes dos departamentos de Saúde Pública, Clínica Médica, Cirurgia, Análises Clínicas, Enfermagem e Odontologia, sob a coordenação do professor Fabrício de Souza Neves, diretor do CCS. Além, de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado da Aquicultura e Pesca.
“Foi muito bacana ver esses pescadores preocupados com a saúde. A gente sabe que muitos deles ficam dias fora de casa na pesca e não dedicam um tempinho do dia para procurar um médico. Essa iniciativa no final de semana e perto da casa deles é justamente para atender esse público. Foi nossa primeira ação aqui na Barra da Lagoa, mas nossa ideia é levar o PeSC-Saúde para outras regiões do estado”, Destacou o secretário de Estado da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.
A parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Florianópolis, FEPESC e a UFSC demonstra um compromisso com a saúde e o bem-estar dos pescadores artesanais, reconhecendo a importância dessa atividade para a economia local e para a preservação das tradições culturais de Santa Catarina. Além de promover a saúde, a iniciativa também buscou fortalecer os laços entre as instituições e a comunidade, promovendo uma relação de confiança e apoio mútuo.