Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca

Pescadores de 12 colônias participam de reunião em Florianópolis para cadastro no Programa de Aquisição de Alimentos

Representantes de 12 colônias de Pescadores do Litoral de Santa Catarina participaram na tarde desta segunda-feira,16, de mais uma reunião para cadastro de pescadores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento foi realizado no auditório da Epagri, em Florianópolis, pela Secretaria de Aquicultura e Pesca e Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com a Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc).

Na ocasião foi apresentado todo o programa, valor disponível para os 130 municípios habilitados, documentos necessários para o cadastramento dos pescadores, entre outras informações.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que o intuito é incentivar a venda de pescados e fomentar o setor gerando renda para os pescadores artesanais. “Esta já é a terceira reunião que estamos realizando com os pescadores artesanais. Hoje foram 12 colônias para apresentar o PAA e toda a documentação que eles precisam para estar vendendo para os municípios e entregando na rede socioassistencial”, disse.

O secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Thiago Bolan Frigo destacou a importância da parceria entre as secretarias e a Fepesc. “Esse treinamento que realizamos hoje deve evoluir realmente para o cadastramento dos pescadores para que eles possam fornecer o seu produto para o PAA e esse alimento chegue para quem mais precisa. De acordo com a demanda vamos programar também outros eventos”, completa.

O pescador Tiago Manenti Martins representou a colônia de pescadores de Tijucas e elogiou a iniciativa. “Achei muito importante a reunião, trazer os pescadores para discutir o PAA para que esse produto da pesca artesanal chegue na mesa de quem mais precisa, e assim, valorizando o nosso pescador que vai ter um preço agregado nesse produto”, disse.

Outra ação do mutirão é o cadastramento de ostras, mariscos, camarão e outros produtos na lista de itens que podem ser comprados pelos municípios habilitados ao PAA por meio do programa.

Atualmente Santa Catarina é o estado com o maior número de embarcações pesqueiras do Brasil, o maior número de empresas e detém cerca de 25% do total dos empregos do setor no país. O estado é campeão na produção de ostras e mexilhões, segundo na produção nacional de carpas e trutas e quarto na produção nacional de tilápia.

O PAA em Santa Catarina

O Edital do PAA em Santa Catarina tem ao todo R$10 milhões para a compra de alimentos em 130 municípios habilitados. Ao todo são 414 unidades que estão aptas a receber os itens, entre elas, equipamentos da rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, unidades da rede de ensino e de saúde pública ou filantrópica, além de entidades inscritas nos conselhos de Assistência Social.

Mais informações:

Jornalista Helena Marquardt. 
Foto: Natália Lisboa/ Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br