Pescadores de ouriço-do-mar solicitam regulamentação da atividade
O secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina (SAQ), Tiago Bolan Frigo, recebeu na terça-feira, 12 de março, pescadores artesanais catarinenses e o advogado Ernesto São Thiago, que solicitaram a regulamentação da pesca do ouriço-do-mar no Estado. Durante o encontro, os pescadores entregaram um relatório técnico detalhado sobre a espécie alvo e as características da coleta, para subsidiar a pretendida regulamentação.
Segundo os pescadores, a regulamentação da pesca do ouriço do mar traria benefícios significativos, incluindo o aumento da renda das famílias envolvidas na atividade e o desenvolvimento do setor de gastronomia, que utiliza o ouriço como ingrediente em diversos pratos.
A Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina aprofundará os estudos visando atender a solicitação dos pescadores, o que representaria um marco importante e inédito para a atividade pesqueira na região, garantindo não apenas a sustentabilidade da pesca, mas também o crescimento econômico e o fortalecimento da cadeia produtiva relacionada ao ouriço-do-mar.
O ouriço-do-mar
Trata-se de um animal marinho invertebrado com uma carapaça repleta de espinhos, possui uma parte comestível composta principalmente de ovas. Uma iguaria tradicional na culinária japonesa encontrada em alguns restaurantes de Santa Catarina e bastante comercializada em restaurantes paulistas e cariocas que recebem principalmente a produção catarinense.
* Foto: Ricardo Trida/Secom