Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca

Quase 250 pescadores participam de mutirão realizado pelas secretarias da Aquicultura e Pesca e da Assistência Social no Oeste Catarinense para cadastro no PAA

Quase 250 pescadores de 14 municípios da região Oeste participaram do primeiro mutirão para cadastro de pescadores no Programa de Aquisição de Alimento (PAA) em Santa Catarina. O evento foi realizado em São Carlos pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e Secretaria de Aquicultura e Pesca, em parceria com a Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc). A ocasião as secretarias também ouviram as demandas do setor.

Além de realizar o cadastro de mais pescadores para venderem pelo PAA, a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que o intuito incentivar a venda de pescados e fomentar o setor gerando renda para os pescadores artesanais. “Com essa ação estamos valorizando os nossos pescadores e promovendo a segurança alimentar no estado, levando alimentos de qualidade para toda rede socioassistencial. O Estado está aqui em São Carlos hoje para facilitar a vida deles e desenvolver os pescadores, as mulheres dos pescadores e os seus filhos”, disse.

O secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Thiago Bolan Frigo destacou o olhar do Governo do Estado para fortalecer o setor. “Prova disso foi a criação da Secretaria de Aquicultura e da Pesca pelo governador, Jorginho Mello, justamente para valorizar e fomentar o setor”, completa.

Outra ação do mutirão é o cadastramento de ostras, mariscos, camarão e outros produtos na lista de itens que podem ser comprados pelos municípios habilitados ao PAA por meio do programa.

O presidente da Fepesc, Ivo da Silva, agradeceu a presença dos secretários na região Oeste e destacou a importância da ação. “Os pescadores têm que ser valorizados pois trabalham com alimentação, que é uma necessidade em qualquer lugar, então queremos agradecer por ter aqui os secretários para beneficiar os pescadores com e outras ações”, falou.

da782b47-cd07-48fc-b591-6804d0e4f5cd.jpg

Atualmente Santa Catarina é o estado com o maior número de embarcações pesqueiras do Brasil, o maior número de empresas e detém cerca de 25% do total dos empregos do setor no país. O estado é campeão na produção de ostras e mexilhões, segundo na produção nacional de carpas e trutas e quarto na produção nacional de tilápia.

O PAA em Santa Catarina

O Edital do PAA em Santa Catarina tem ao todo R$10 milhões para a compra de alimentos em 130 municípios habilitados. Ao todo são 414 unidades que estão aptas a receber os itens, entre elas, equipamentos da rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, unidades da rede de ensino e de saúde pública ou filantrópica, além de entidades inscritas nos conselhos de Assistência Social.

Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt. Foto: Helena Marquardt/ Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br